quarta-feira, 26 de abril de 2017

XX SULPET


Entre os dias 20 a 23 de abril ocorreu a XX SulPET na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis.  O evento consiste no encontro dos PETs da região sul do país para a troca de experiências acadêmicas e científicas, proporcionando um espaço de discussão interdisciplinar.
O PET Elétrica da UFPR foi representado por 6 alunos durante o evento: Daniel Rodolfo Garbi da Silva, Gabriel Casagrande Borba, Gian Gabriel Panacioni, Nathan Elias Maruch Barreto, Pedro Alberti da Silva e Vitor Luiz Bortoloti Pereira. Segue então nosso relato:
Lagoa da Conceição - da esquerda para a direita: Gabriel Borba, Nathan Maruch, Gian Panacioni, Vitor Bortoloti, Pedro Alberti e Daniel Garbi

Chegamos em Florianópolis às 6h do dia 20. Como ainda estava cedo para o evento, fomos passear na Lagoa da Conceição e na praia da Joaquina.
No mesmo dia, mais tarde, fizemos uma visita ao PETEEL, o PET Engenharia Elétrica da UFSC. O encontro foi bem produtivo, visto que trocamos muitas experiências. O resto do dia foi marcado por discussões sobre Responsabilidade Política e Unificação Nacional, visto que esses eram os temas do evento.
Palestra de Abertura

No dia seguinte, 20/04, apresentamos dois trabalhos: o Magnetizar, em que discorremos sobre o projeto, suas motivações e resultados, e o Oficina para Calouros, em que apresentamos um banner e explicamos para os interessados sobre o que se tratava a oficina. Ambos os trabalhos foram muito bem avaliados. Porém, estavam deslocados em relação aos outros projetos apresentados nas respectivas salas.

Apresentação do Banner Oficina para Calouros
O evento estava repleto de mesas-redondas e palestras sobre assuntos pertinentes, como representatividade feminina e indígena e Consciência PETiana, todos muito bem apresentados. Essas conversas instigaram pensamentos mais críticos entre os participantes, além de proporcional um debate entre a platéia. Houve, também, diversos GDTs (Grupos de Discussão e Trabalho), em que discutimos diversos assuntos e propomos encaminhamentos a serem votados na assembléia. Para que pudéssemos participar ao máximo, cada petiano foi para um dos grupos. Os GDTs escolhidos foram: Consciência e Responsabilidade Política, Formação Acadêmica dos Alunos de Graduação, Seleção e Desligamento de Tutores e Discentes, Modernização do Ensino Superior no País, Cidadania Dentro dos Grupos PET e Avaliação Interna.
Palestra Consciência PETiana
Tivemos, também, o Encontro de Discentes, no qual foram discutidas as diversas atitudes de opressão durante o evento. Além disso, foram discutidas diversas questões relacionadas ao papel e os direitos dos discentes no Grupo PET, com grande foco na horizontalidade do programa.
Por fim, houve a Assembléia Final, em que votamos sobre os encaminhamentos propostos nos GDTs. Não conseguimos terminar a votação devido ao fato de o nosso ônibus sair de Florianópolis antes do final do evento. Um outro acontecimento importante desta discussão final foi a votação da localização da XXI SulPET, em que foi decidido, por unanimidade, que será na UFPR.
Assembléia Final - Aqui encontram-se os PETs de Eng.Civil, Eng.Elétrica e Eng.Química

Inúmeros aprendizados foram tirados desse evento. Pudemos, através das palestras, ver todo o campo de atuação e a importância do PET na atualidade. Além disso, devido ao contato com outros PETs, conseguimos trocar experiências e ver em quais pontos podemos mudar para aprimorar o nosso próprio grupo. Por fim, com esta experiência pudemos fortalecer a nossa equipe além de expandir a e esclarecer nossas atribuições que nos tornam, efetivamente, petianos.

Da esquerda para a direita: Nathan Maruch, Gabriel Borba, Pedro Alberti. Gian Panacioni, Vitor Bortoloti e Daniel Garbi