Eventos do Programa PET

Encontros dentro da UFPR, estaduais, regionais e nacionais



SIEPE:


A SIEPE é um evento anual da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com a finalidade de promover e estimular a interação entre docentes, estudantes de graduação, educação profissional, ensino médio e pós-graduação, servidores técnicos, servidoras técnicas e comunidade em geral.

Na SIEPE são compartilhados conhecimentos e experiências, mediante a reflexão sobre temas de diversas áreas por intermédio dos trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientados por docentes da UFPR atendendo ao artigo 207 da Constituição Brasileira: as universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

O PET, por ser um programa federal, além de ser baseado na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, participa da SIEPE expondo seus projetos realizados.



CEPET:


No contexto da Universidade Federal do Paraná, surge a Comissão Executiva InterPET (CEPET), o fórum representativo dos Grupos do Programa de Educação Tutorial dessa IES, que busca congregar, coordenar e representar com autonomia os interesses desses grupos e é formada por representantes discentes de cada grupo PET e dois coordenadores eleitos pelos outros petianos discentes da UFPR.



JOPARPET:


A Jornada Paranaense dos grupos PETs (JOPARPET) foi criada com o intuito de unir os grupos do estado do Paraná, a fim de discutir os assuntos pertinentes à comunidade acadêmica e petiana e contribuir para uma melhor formação pessoal e profissional com atividades e palestras voltadas a áreas específicas.

Além disso, o evento conta com atividades de interação entre os integrantes dos diferentes programas para realizarem trocas de experiência sobre os projetos que são desenvolvidos e de que maneira são conduzidos dentro das instituições de ensino. É através desses eventos e de ações conjuntas entre os grupos que o programa promove sua filosofia e a troca de conhecimento.



SULPET:



O evento tem como objetivo reunir os grupos da região sul do Brasil para intercâmbio de informações sobre a Educação Tutorial e divulgação científica, além disso, promover a integração multidisciplinar entre os grupos e a troca de experiências, discutir assuntos pertinentes ao programa e consequentemente incentivar ações conjuntas entre os grupos, contribuindo para a compreensão e difusão da filosofia do programa, assim como deliberar ações e propor encaminhamentos ao Encontro nacional dos Grupos PET (ENAPET).





ENAPET:




O ENAPET é a reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial e tem a finalidade de discutir temas relevantes para a manutenção e desenvolvimento do programa. Durante uma semana participantes de todo o país apresentam suas produções acadêmicas que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.