Oficinas de Protótipos



As oficinas de protótipos do PET Elétrica são um acompanhamento feito no laboratório para a confecção de projetos de eletrônica básica desenvolvidos pelo PET. Estes são divididos em módulos, com oficinas de duração entre uma e duas horas. Busca-se, dessa forma, instigar maior interesse nos calouros, de modo a garantir maior participação na oficina.

No início de cada atividade é feita uma revisão teórica juntamente de uma apresentação com os novos conteúdos, necessários para a elaboração de cada prática, a qual é posteriormente elaborada nos laboratórios do curso. Ademais, há a preocupação de que todos os módulos convirjam, para que, quando finalizados, tornem-se um projeto mais complexo e completo.

Importante ressaltar, ainda, que as oficinas foram criadas visando minimizar a evasão na universidade, pois o curso possui inúmeras matérias teóricas e, por isso, o primeiro contato com eletrônica, nas matérias do curso, é postergado. É ensinado também aos calouros do curso como utilizar corretamente os equipamentos disponíveis no laboratório de eletrônica do departamento. Por fim, cabe salientar que além de orientar os estudantes, que tiram bom proveito do aprendizado, as oficinas ajudam a manter os equipamentos do laboratório conservados ao decorrer do curso.