PET Internacional

Manual do intercambista Mapa do intercambista Diário do intercambista

   A iniciativa de criar o “PET Internacional“ surgiu após contato com intercambistas que encontraram as mais diversas dificuldades para se instalar em Curitiba e fazer sua matrícula na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Assim, o projeto tem por objetivo auxiliar estudantes de outros países que vêm estudar em nossa universidade, fornecendo suporte no que diz respeito à recepção, moradia, adaptação no campus, interação com estudantes brasileiros, questões administrativas e emissão de documentos para os mesmos. 

   Decidimos criar um manual para centralizar as principais informações que um intercambista que vem estudar na UFPR precisa saber. O manual contêm informações sobre como fazer os documentos necessários (CPF e RNH) e a carteirinha de estudante, como se matricular no curso de português para estrangeiros do Celin, dicas para achar moradia, informações sobre o clima, transporte público, entretenimento e turismo em Curitiba, além de informações gerais sobre a UFPR.

   Para poder saber mais sobre o Manual do Intercambista em Curitiba, acesse a página do manual (atualmente estão disponíveis as versões em português, inglês e francês):


   Outra atividade desenvolvida pelo PET Internacional é o Mapa dos Intercambistas. Confira mais informações na página do Mapa:


   O Diário do Intercambista também é uma atividade promovida pelo projeto PET Internacional. Essa atividade consiste em relatos de intercambistas brasileiros que foram ou estão em outros países, compartilhando detalhes de sua vivência no exterior. Acompanhe os relatos já postados: